segunda-feira, 4 de abril de 2016

PEÇA “UMA ESPÉCIE DE ALASCA” FAZ DUAS APRESENTAÇÕES NO ITAÚ CULTURAL


O projeto “Terça Tem Teatro” do Itaú Cultural apresenta nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de abril, às 20h, a peça “Uma Espécie de Alasca”, com direção de Gabriel Fontes Paiva e figurino assinado pela atriz Débora Fallabela, que estreia nessa peça a função de figurinista em sua carreira. A montagem com duração aproximada de 60 minutos foi escrita pelo vencedor do Nobel de Literatura em 2005, o ator, diretor, poeta e roteirista britânico Harold Pinter (1930-2008), conhecido como um dos principais representantes do teatro do absurdo. Seu texto foi inspirado no livro “Tempo de Despertar (Awakening), do neurologista Oliver Sacks (1933-2015), que chocou o público por reunir relatos reais de pacientes curados de estágios catatônicos de encefalite letárgica, após serem submetidos por ele a um novo tipo de medicamento    

Crises existenciais do ser humano, tratando de limites pessoais, relações familiares e moléstias do corpo e da alma são abordados em “Uma Espécie de Alasca”, que conta a história de Débora, que após 29 anos em coma devido a doença do sono, acorda com a mente de 16 anos de idade. Em paralelo, se desenrola o drama de sua irmã Paulinha e de seu cunhado, o médico Hornby, que cuidaram dela nesse período.

O elenco reúne os atores Yara de Novaes (Débora), Miriam Rinaldi (Paulinha) e Jorge Emil (Hornby). Para o diretor Gabriel Fontes Paiva: “São artistas genuínos que gostam de se aventurar em territórios ainda não explorados porque sabem que é no risco que podemos avançar mais”.

A montagem conta ainda com o trabalho do artista visual Luiz Duva (concebe o vídeo da peça), reconhecido pelo seu trabalho em vídeoarte, performance e novas mídias. Luisa Mata, que é destaque da nova MPB, e o músico reconhecido internacionalmente Jam da Silva, também empreendem pela primeira vez no teatro com músicas e arranjos.

Para a versão roteirizada do livro, Paiva considera que Pinter chegou a compreender os pacientes narrados por Sacks até mais do que sua equipe médica, segundo os próprios teriam observado quando assistiram à primeira montagem do texto em 1982, em Londres. “Isso mostra como o teatro pode mergulhar no inconsciente, resgatando de lá, sem juízo de valor, nossa mais sincera humanidade", comenta o diretor desta adaptação para o teatro brasileiro de Uma Espécie de Alasca, que agora ganha duas apresentações no Terça Tem Teatro do Itaú Cultural.


SERVIÇO
Peça: Uma Espécie de Alasca
Onde: Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149)
Horário: 20h (Chegar com antecedência para retirada dos ingressos)
Quanto: Grátis 

Nenhum comentário: