quarta-feira, 9 de março de 2016

OS QUATRO MELHORES MUSICAIS DOS ÚLTIMOS ANOS NO BRASIL

Com diversos musicais que conquistaram o público brasileiro, destacamos quatro musicais que marcaram uma geração nos teatros do Brasil nos últimos anos. Muitos são sucesso da Broadway e outros são produções totalmente nacionais, na febre dos musicais que contam a vida de artistas da música. Atualmente está em cartaz o musical "Wicked" (leia informações aqui), por esse motivo não consta nesta relação, mas poderia tranquilamente estar. Vamos para nossa lista:

"HairSpray" (2009)



Uma das primeiras grandes produções do gênero que fizeram muito sucesso no País, com apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Musical que teve origem do filme, de mesmo nome, e que fez sucesso na Broadway. A direção e tradução brasileira foram feitos por Miguel Falabella. No elenco, Simone Gutierrez brilhou como a protagonista Tracy. Edson Celulari, Danielle Winits, Arlete Salles, Jonatas Faro também estavam no elenco. Curiosidade: Tiago Abravanel interpretou o personagem Mr. Pinky, anos depois protagonizou o musical "Tim Maia" e estourou em todo o Brasil. O mesmo aconteceu com Karin Hils (ex-Rouge), que viveu uma das Dinamites, e anos mais tarde brilhou como a protagonista Delores, do "Mudança de Hábito". A seleção do elenco e preparo até o dia da estreia foram documentados em um programa do canal MultiShow. Abaixo uma das músicas mais animadas do musical, "Não Vamos Parar":


"Mudança de Hábito" (2015)


Por falar em Karin Hils, a atriz e cantora brilhou com a personagem Delores no musical "Mudança de Hábito", que foi inspirado no primeiro longa metragem do filme (Sister Act), protagonizado por Whoopi Goldberg. A própria atriz norte-americana escreveu uma versão com músicas inéditas para o musical que fez sucesso na Broadway. No Brasil, "Mudança de Hábito" ficou quase um ano em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, com sucesso absoluto. Sua atuação rendeu a indicação de melhor atriz no terceiro Prêmio Bibi Ferreira. Thiago Machado viveu o policial bonitão Eddie. Curiosidade: a própria Whoopi Goldberg aprovou Karin Hils para viver o personagem Delores e aconselhou a brasileira a criar sua personagem com liberdade. Abaixo a canção "Pro Paraíso": 


"Mamma Mia" (2010)


Considerado um dos musicais mais longos da Broadway, por ter ficado por anos em cartaz por lá, "Mamma Mia" ganhou o palco paulista com grande sucesso. Foram 354 apresentações, com 23 canções do ABBA adaptadas por Cláudio Botelho para o português. A atriz Kiara Sasso, considerada uma das principais artistas de teatro musical do Brasil, deu vida a protagonista Donna. Pati Amoroso ficou com o papel de sua filha, Sophie. O ator Thiago Machado viveu o noivo de Sophie, o envolvente personagem Sky. Vale lembrar que o ator também participou do musical "Mudança de Hábito" anos depois, como o policial Eddie. Outros atores que foram destaque nesse envolvente musical ambientado numa ilha Grega, são: Saulo Vasconcelos (Sam), Andrezza Massei (Rosie Clet) e Baccic (Harry). Abaixo a canção "Money, Money":


"Rita Lee Mora ao Lado" (2014)


Um lindo musical brasileiro, adaptada teatralmente do livro “Rita Lee Mora ao Lado – Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock”, do escritor Henrique Bartsch. O musical que conta parte da história de vida da roqueira Rita Lee é protagonizado pela atriz Mel Lisboa. O musical ficou em cartaz na capital de São Paulo e atualmente está em turnê pelo Brasil. Curiosidade: A atriz não se considera uma cantora e ficou nervosa nas primeiras apresentações. Em uma sessão no Teatro do Shopping Eldorado, Mel Lisboa e o elenco se emocionaram ao saber que Rita Lee assistiu a apresentação inteira da plateia em julho de 2014. A roqueira subiu ao palco e levou flores para Mel Lisboa, que não conteve as lágrimas. Abaixo link da interpretação da música "Coisas da Vida", um dos momentos de maior emoção do musical:


Nenhum comentário: